Saúde na veia Blog Acne felina: o que é e como tratar

Acne felina: o que é e como tratar

Acne felina: o que é e como tratar post thumbnail image

Continua após publicidade

Como os humanos, os felinos também têm acne. Neles, os cravos, que podem encravar e gerar pus, são os mais comuns. Surgem ao redor da boca e no queixo com pequenos pontinhos pretos que parecem uma sujeirinha. Mas cuidado: acne felina requer tratamento para não causar infecções e inflamações.

Quando provoca sintomas além dos estéticos, a acne felina causa coceira e pode provocar dor nos gatos. Ela é causada pelo entupimento dos poros devido ao acúmulo de sebo na pele. O sebo é uma proteção natural da pele, que evita a perda de água e o ressecamento. Quando em excesso, porém, pode gerar os cravos.

Se não tratada, a acne pode levar à perda de pelos na região e agravar com a formação de pústulas e o aparecimento da dor.

Quais são as causas da acne felina

Alguns gatinhos podem ter predisposição genética para a acne, o que requer atenção constante. O estresse, dieta inadequada e falta de higiene também podem causar a encrenca.

Continua após a publicidade

+Leia também: Como adaptar a casa para a chegada de um novo gato?

Os veterinários alertam que comedouros de plásticos são contra-indicados porque facilitam o acúmulo de bactérias e são mais difíceis de limpar. O ideal são os potinhos de porcelana ou inox para água e ração. Lave-os com frequência.

Tratamento para a acne felina

Como os pontinhos ficam entre os pelos, os tutores podem ter dificuldade de identificar a acne. O tratamento é feito com higiene no local (passando suavemente um algodão ou gaze com água morna), pomadas tópicas e, às vezes, troca de ração. Caso perceba que os pontinhos estão inflamando ou causando dor, leve seu gatinho ao veterinário imediatamente.

Continua após a publicidade

Dependendo da gravidade, pode ser indicado antibióticos para controle da infecção secundária. A acne pode gerar a foliculite e furunculose, quando o quadro se agrava.

A higiene requer escovação constante dos pelos para que o excesso de sebo não cause a obstrução dos poros. Em gatos mais peludos, essa escovação deve ser diária. A escovação de dentes também é indicada para evitar que a proliferação de microrganismos não deixe os gatinhos em paz.

Compartilhe essa matéria via:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Post