Apesar de serem estruturas pequenas, as adenoides podem ser fonte de dor e de problemas de saúde quando inflamadas. As glândulas ficam localizadas atrás da passagem nasal e fazem parte do sistema imune e linfático.
Assim como as amígdalas, as adenoides ajudam a combater bactérias e vírus que entram no corpo pelo nariz ou pela boca, e também atuam na produção de anticorpos. A inflamação crônica das adenoides pode causar hipertrofia – ou seja, o crescimento excessivo do tecido das glândulas.
A inflamação – que leva à indicação de cirurgia – afeta principalmente crianças. As adenoides começam a encolher por volta dos 8 anos de idade e desaparecem até a idade adulta, quando o sistema imune já está formado e o corpo tem outras ferramentas para combater infecções.
+Leia também: O que causa dor de garganta?
Quais os sintomas de adenoide inflamada?
A inflamação das adenoides costuma ocorrer de forma secundária a outro problema de saúde, como infecções virais e bacterianas, alergia e contato com compostos irritantes às vias nasais. O refluxo gastroesofágico é estudado como outro fator que leva à inflamação.
Como a inflamação crônica leva à hipertrofia das glândulas, a maioria dos sintomas relacionados à inflamação das adenoides são respiratórios, já que os tecidos passam a obstruir as vias respiratórias.
Além dos sintomas específicos destas condições primárias – como a febre, em caso de infecções –, a inflamação da adenoide deve ser investigada caso apareçam os seguintes sintomas:
- Dificuldade para respirar pelo nariz;
- Infecções respiratórias frequentes;
- Apneia do sono;
- Ronco;
- Otite;
- Infecções no ouvido frequentes;
- Sangramento nasal;
- Sinusite;
- Alergias;
- Dor de garganta;
- Congestão nasal;
- Mau hálito.
Diagnóstico de problemas nas adenoides
Um médico otorrinolaringologista pode diagnosticar a inflamação das adenoides. A avaliação costuma ser clínica, mas também pode se apoiar em exames de imagem – como raio X, tomografia, endoscopia nasal e ressonância magnética – e culturas bacterianas.
É importante descartar outras condições, como presença de pólipos nasais, quadro de rinossinusite ou anomalias congênitas das vias respiratórias. Em adultos, a inflamação das adenoides pode ser sinal de condições mais graves, como linfoma, HIV ou tumor no trato respiratório.
Caso não seja tratada, a inflamação crônica das adenoides em crianças pode causar problemas no desenvolvimento da fala e perda auditiva devido às infecções constantes nos ouvidos. Pode ocasionar também respiração bucal crônica e afetar a arcada dentária.
Quando a cirurgia é necessária?
O tratamento depende de condições subjacentes à inflamação das adenoides. Se o inchaço das glândulas estiver relacionado a infecções, antibióticos podem ser receitados. Caso se tratem de alergias, anti-histamínicos e anti-inflamatórios podem bastar como tratamento.
A cirurgia de remoção das adenoides é recomendada quando as inflamações sejam crônicas e acarretam problemas respiratórios.
Em geral, as adenoides são removidas junto das amígdalas, já que infecções costumam afetar ambas as estruturas simultaneamente. A cirurgia é considerada simples, mas o prognóstico depende de fatores individuais de cada paciente e deve ser avaliado pela equipe médica.
Compartilhe essa matéria via: