Suplementos de vitamina C são alguns dos mais procurados nas farmácias. Só que, diferente do que se anuncia por aí, o hábito pouco interfere na imunidade e no desenvolvimento de doenças, salvo em casos específicos.
A vitamina é, de fato, muito importante para a saúde, mas sua melhor fonte é a alimentação. Ela é um poderoso antioxidante, que combate a ação de radicais livres — moléculas por trás do surgimento de doenças e do envelhecimento celular — e facilita a absorção do ferro pelo oroganismo.
O nutriente participa ainda da formação do colágeno, de alguns hormônios e também atua no sistema imune, entre outras funções.
Um cardápio repleto de frutas e verduras oferece a quantidade necessária de vitamina C, que varia entre 45mg e 60mg ao dia. A seguir, confira uma lista de alimentos ricos na substância.
Acerola
A pequena frutinha encontrada em diversas regiões do Brasil esconde o maior teor de vitamina C entre os alimentos. A cada 100g, o equivalente a dez frutinhas, são 1.800mg do nutriente.
Para aproveitar o melhor dela, consuma in natura ou o suco feito na hora. E cuidado para não exagerar, pois o excesso de vitamina C gera sintomas desagradáveis, como náuseas e diarreia.
Saiba mais sobre a acerola clicando aqui.
Laranja
Ela não poderia ficar de fora dessa lista. 100g de laranja (o equivalente a cerca de uma unidade da fruta) oferecem 55mg de vitamina C, a quantidade necessária para o dia.
E, diferente do que se propaga por aí, tomar suco de laranja não faz mal à saúde. Pelo contrário. Leia mais sobre ela aqui.
Goiaba
Via de regra, as frutas avermelhadas contêm boas doses de vitamina C. A goiaba é um ótimo exemplo disso. Em 100g, é possível encontrar 228mg da substância.
Além da vitamina, ela ostenta boas doses de fibras, que trazem mais uma série de vantagens para a saúde.
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Morango
O morango é o principal representante das frutas vermelhas no Brasil. Seu pequeno tamanho guarda, além de vitamina C, flavonoides, que são substâncias ligadas à prevenção de doenças.
100g da fruta oferecem 55mg de vitamina C. Consuma in natura ou junto ao iogurte e em outras receitas.
Mamão
Grande aliado da saúde, o mamão é famoso por seu alto teor de fibras. Mas ele também carrega a substância protagonista da reportagem.
Em 100g da fruta, o equivalente a meio mamão papaia, é possível obter 61mg do nutriente.
+ Leia também: Compare mamão papaia e mamão formosa
Limão
As frutas cítricas em geral são boas fontes de vitamina C. Com o limão não é diferente: é possível encontrar 18mg em um limão in natura, ou 75mg em uma caneca do suco puro.
Versátil, ele vai super bem no tempero de carnes, saladas e em outras receitas.
Repolho
Parte da família das crucíferas, vegetais ligados à prevenção do câncer e outras doenças, o repolho dá um show à parte.
Além da vitamina C — presente na quantidade de 36mg a cada 100g no repolho verde — ele contém vitamina A, fibras e fitoesteróis, que atuam no controle do colesterol no organismo.
Clique aqui para saber mais sobre a hortaliça e seus mais variados tipos.
Pimentão
Os pimentões não só trazem mais cor e sabor às receitas, mas também tornam o prato mais nutritivo. No amarelo, é possível encontrar 127mg de vitamina C em cada 100g.
Só fique atento pois ele pode conter teor elevado de agrotóxicos. Para se proteger, prefira os orgânicos ou faça um truque simples: deixá-lo de molho por meia hora em uma solução de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada litro d’água.
Brócolis
Parente do repolho, é possível encontrar 40mg de vitamina C em uma xícara de brócolis cozido e picado.
Mas suas vantagens não param por aí. Ele é fonte de ômega-3, a gordura boa para o coração e o cérebro, entre outras propriedades.
+ Leia também: Ômega-3: veja 10 alimentos ricos na gordura que faz bem ao coração
Couve
Ela é rica em fibras e em uma série de vitaminas: A, B6, C e K, além dos minerais cálcio, ferro, magnésio e potássio. Falando da vitamina C, o teor é maior nela crua do que na versão cozida/refogada — 108mg ante 46mg em cada 100g, respectivamente.
Não deixe de incluir no prato de vez em quando! Leia uma matéria completa sobre a couve clicando aqui.
Compartilhe essa matéria via: