Como o nome sugere, a audiometria é um exame utilizado para mensurar a capacidade auditiva de uma pessoa. A ideia é simples: em um ambiente silencioso e com um dispositivo ou fone nos ouvidos, o paciente é exposto a tons sonoros em diferentes frequências e intensidades, e deve indicar quando ouve os sons – geralmente, pressionando um botão ou levantando a mão.
Com base nas respostas do paciente, o audiologista pode mapear a capacidade auditiva em várias frequências, determinando se há perda auditiva e em que grau ela ocorre. Essas informações são registradas em um audiograma.
Como interpretar os resultados da audiometria?
O audiograma, nome dado ao gráfico que representa os resultados da audiometria, tem a função de ilustrar visualmente as respostas dadas ao longo do exame, buscando dar subsídios ao médico para avaliar a capacidade auditiva.
Na maioria dos audiogramas, as frequências sonoras são plotadas horizontalmente em uma escala que varia de baixas frequências – entre 250 Hz e 500 Hz, para altas frequências – entre 8000 Hz e 16000 Hz.
+Leia também: Uma a cada mil crianças nasce surda ou com perda auditiva severa
Já as intensidades sonoras são plotadas verticalmente em uma escala que geralmente varia de zero decibéis (dB), que representa o limiar auditivo, até 120 dB, que representa sons muito altos e potencialmente prejudiciais.
Com base nos resultados do audiograma, os profissionais de saúde podem diagnosticar diferentes tipos e graus de perda auditiva, identificar padrões de audição e recomendar tratamentos adequados, como o uso de aparelhos auditivos ou encaminhamento para avaliações especializadas.
Quem deve realizar o exame de audiometria?
A audiometria é indicada em diferentes situações. Por exemplo, quando uma pessoa apresenta sintomas de perda auditiva, como dificuldade para ouvir conversas ou zumbidos nos ouvidos, o exame é utilizado para diagnosticar e avaliar a gravidade da condição.
Além disso, é usada para monitorar a progressão da perda auditiva ao longo do tempo e ajustar os dispositivos que a pessoa já utiliza para ajudar a escutar melhor.
Em bebês, crianças e adultos mais velhos, a audiometria também pode ser usada como parte de triagens auditivas para detectar problemas de audição precocemente.
Ainda, antes e após procedimentos médicos ou cirúrgicos relacionados à audição, como cirurgias de implante coclear, o exame é realizado para estabelecer um parâmetro comparativo e avaliar a eficácia do tratamento.
Compartilhe essa matéria via: