A banana é cultivada há milênios em diversas culturas. Já o uso do chá de banana com benefícios supostamente terapêuticos tem origens mais incertas.
Além do cultivo para alimentação, a banana também é citada da mitologia grega e indiana. Os mitos ao redor da fruta, no entanto, seguem até hoje. Em relação ao chá, um deles indica que ele ajuda a emagrecer. Será mesmo?
Chá de banana realmente emagrece?
A resposta, curta e grossa como uma banana nanica, é não.
Assim como qualquer outro alimento ou infusão, o chá de banana não causa emagrecimento por si só, ainda que traga benefícios para a saúde.
+Leia também: Banana ouro, prata ou terra: qual é mais nutritiva?
O que ocorre nesse caso, e em vários desses alimentos supostamente milagrosos, é a confusão entre emagrecimento e retenção de líquidos. Para emagrecer, é necessário que haja uma queima maior de calorias no organismo do que aquilo que ingerimos através da alimentação.
O chá de banana, que pode ser feito com a própria fruta ou com sua casca, contém fibras e potássio. Isso aumenta o fluxo intestinal e a produção de urina. Duas propriedades que ajudam a reduzir inchaços e a eliminar líquidos do organismo, o que provoca uma percepção de perda de peso, que não é a mesma coisa que um emagrecimento real.
Não há estudos que indiquem benefícios maiores entre beber o chá de banana ou comer a fruta.
Quais são os verdadeiros benefícios do chá de banana?
Apesar do mito em torno do emagrecimento, o chá de banana também mantém alguns benefícios da fruta para a saúde, principalmente se a infusão for feita com a banana inteira, com casca e tudo. Lembrando que estes são os mesmos benefícios encontrados na banana in natura.
Veja alguns exemplos abaixo:
Reduz o inchaço: a presença abundante de potássio e magnésio na banana contribui para liberação de sódio presente nas células musculares, fazendo que o mineral seja eliminado através da urina.
Auxilia no relaxamento muscular: tanto o potássio quanto o magnésio são minerais importantes na saúde dos músculos, evitando cãibras e auxiliando na resposta muscular.
Beneficia o sono: as bananas também são ricas em triptofano, um aminoácido essencial na síntese de serotonina e melatonina, hormônios da satisfação e regulação do ciclo de sono, respectivamente.
Contribui para a circulação: além de auxiliarem na eliminação de sódio pela urina, o magnésio e o potássio são dois minerais vasodilatadores naturais.
Antioxidante: o fruto também contém galocatequina, um flavonoide (composto antioxidante potente) que é solúvel em água.
Segue sendo aliado das dietas: o aquecimento que ocorre na preparação do chá-de-banana faz o fruto liberar a frutose na água, deixando a bebida doce, mas muito menos calórica que algo com açúcar adicionado. É uma boa forma de saciar o desejo sem acrescentar calorias demais à rotina.
Quem não pode consumir chá de banana?
Como o chá ainda não teve os efeitos estudados com a devida profundidade, ele não é recomendado para crianças, grávidas, puérperas ou idosos. Pessoas que tomam remédios para controle de pressão e problemas nos rins devem consumir somente a partir de liberação médica.
Outro grupo que deve tomar cuidado ao ingerir o chá de banana são os alérgicos à… camisinha. Conhecido como “síndrome látex-fruta”, ocorre pois o corpo confunde algumas proteínas presentes na banana com as mesmas presentes no verdadeiro látex, feito a base da Hevea brasiliensis, a famosa seringueira.
O mesmo comportamento pode ocorrer com outras frutas, incluindo mamão, figo, abacate, kiwi e melão.
Compartilhe essa matéria via: