Se terminou em -ite, você provavelmente já sabe: é uma inflamação. A colite é a inflamação do cólon, nome dado à maior porção do intestino grosso. Ela pode causar desconfortos de variadas intensidades e o alterações digestivas.
A colite é causada por deficiências imunológicas, mas também por infecções virais, bacterianas ou por conta de parasitas. Embora muitos casos sejam pontuais, a colite também pode indicar complicações mais graves de saúde, associadas a questões crônicas.
+Leia também: O papel da dieta no controle das doenças inflamatórias intestinais
Causas e tipos de colite
Entre as razões mais comuns da colite estão as infecções, na chamada colite infecciosa, geralmente causada por vírus, bactérias ou parasitas. É o que popularmente conhecemos como “virose”, com sintomas que desaparecem em poucos dias, e o agente causador nem sempre é identificado.
Outro tipo comum é a colite nervosa. Agravada por condições emocionais, é um distúrbio conhecido como síndrome do intestino irritável e pode vir à tona não só pela alimentação, como geralmente se imagina, mas também por conta de fatores psicológicos como a ansiedade ou estresse, por exemplo.
Há, ainda, outras formas de colite:
Colite ulcerativa
Pode levar à presença de sangue nas fezes e é caracterizada pela presença de úlceras. É possível que sua origem esteja relacionada à predisposição genética. O quadro exige cuidado e pode aumentar o risco de câncer colorretal.
Colite pseudomembranosa
É causada por um desequilíbrio da flora intestinal e pelo aumento da concentração de um tipo específico de bactéria: Clostridium difficile.
O uso de antibióticos, que pode afetar a microbiota e fazer o Clostridium ganhar mais espaço, geralmente está associado a esse tipo de colite.
Colite isquêmica
Causa lesões no intestino por conta do bloqueio ou da falta de irrigação sanguínea. É mais comum em idosos e em pessoas que sofrem de condições como diabetes, aterosclerose, insuficiência cardíaca, entre outras.
Ainda, a colite pode se tornar crônica, quando é marcada pela recorrência ou por uma persistente inflamação do cólon, com sintomas que duram mais de quatro semanas.
O diagnóstico geralmente é feito por um proctologista ou gastroenterologista.
Sintomas da colite
Os sintomas podem variar a depender do tipo de colite, mas os mais comuns são:
- Dores ou desconfortos abdominais;
- Diarreia;
- Prisão de ventre;
- Muco ou sangue nas fezes;
- Febre e calafrios;
- Gases;
- Desidratação.
Caso haja alguma queixa do tipo, recomenda-se uma consulta médica para que o tratamento seja realizado adequadamente.
Tratamento da colite
O tratamento da colite varia a depender do caso e deve ser feito com acompanhamento de um especialista. Alguns dos tratamentos incluem:
- Mudanças alimentares: evitar alimentos que irritem o sistema digestivo, embora não haja uma dieta específica para combater a colite. Nutricionistas podem auxiliar para a elaboração de um cardápio saudável.
- Medicamentos: a depender do motivo por trás do quadro, anti-inflamatórios, antibióticos, analgésicos, antidiarreicos e probióticos podem contribuir para o alívio dos sintomas e reequilíbrio da flora intestinal.
- Cirurgia: em casos graves, com lesões irreversíveis, a colite pode exigir cirurgias, principalmente em colites ulcerativas ou isquêmicas.
Compartilhe essa matéria via: