Saúde na veia Blog Dá para aprender braile brincando

Dá para aprender braile brincando

Dá para aprender braile brincando post thumbnail image

Em 2023, mais de 1,7 mil professores brasileiros foram capacitados a ensinar estudantes com deficiência visual por meio de atividades lúdicas envolvendo pecinhas de montar adaptadas.

“Todo educador sabe a importância que a recreação tem no aprendizado dos pequenos, mas nem todos estão preparados para aplicar isso ao ensino de escrita e da leitura de crianças cegas ou com baixa visão”, expõe Ika Fleury, membro do Conselho Curador da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Por isso, a entidade, em parceria com a Lego, passou a oferecer um programa de treinamento a educadores com o Lego Braille Bricks, um kit da famosa marca dinamarquesa adaptado para o ensino de braile.

+ Leia também: Abril Marrom: oftalmologistas alertam para prevenção da cegueira

Além de contribuir para alfabetização de crianças cegas e com baixa visão, o material promove a inclusão delas em sala de aula, já que a brincadeira pode ser partilhada por colegas que não possuam deficiência.

“O kit também podem ser utilizado em diferentes disciplinas, de português a matemática. No curso, ajudamos os professores a integrar o material ao dia a dia”, afirma a conselheira.

Só no último ano, mais de 30 mil alunos foram beneficiados com a entrega de 3,5 mil kits em 46 municípios do país.

Continua após a publicidade

Diversão para todos

Mais de 100 mil crianças brasileiras têm deficiência visual

A solicitação

Kits são doados pela Fundação Dorina Nowill a escolas públicas e outras entidades que trabalham com a alfabetização de crianças de 4 a 10 anos.

Continua após a publicidade

O material

O conjunto tem mais de 300 peças cujo relevo é o mesmo das letras, números e símbolos em braile. O brinquedo já foi adaptado para alfabetos de dezenas de países.

+ Leia também: Um olhar mais preventivo para as doenças da visão

A brincadeira

Com as peças em mãos, as crianças podem reconhecer os caracteres e montar palavras e frases em bases que também fazem parte do kit.

A inclusão

Além do sistema braile, o brinquedo tem caracteres romanos e pode ser usado por crianças com e sem deficiência visual ao mesmo tempo, integrando toda a turma.

Compartilhe essa matéria via:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Post