Quem está com uma infecção urinária quer resolvê-la o quanto antes. Nessas horas, é comum apelar para aquela dica passada de geração em geração que é “tiro e queda” para o problema. Mas será que os remédios caseiros realmente ajudam a tratá-la?
Que fique claro logo de cara: nenhum método caseiro é capaz de substituir um tratamento médico nem tratar as causas de fundo de uma infecção urinária. O que eles podem fazer, em algumas situações, é ajudar no alívio dos sintomas, mas sem eliminar a necessidade de procurar orientação com um profissional de saúde.
Então, o que as receitas caseiras fazem?
A lista de produtos que supostamente ajudariam a tratar infecção urinária é vasta, incluindo uma longa lista de chás, sucos e infusões, como a cavalinha, o jatobá, a romã ou o dente-de-leão.
A fama de muitos desses produtos contra a infecção urinária está associada a propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir o desconforto. Muitos desses preparados também são bons diuréticos, o que costuma ter relação com um dos fatores de risco para desenvolver uma infecção do trato urinário: a retenção da urina por longos períodos.
Essa capacidade faz com que eles sejam estudados como aliados na prevenção da infecção, especialmente em pessoas com mais propensão à doença.
No entanto, nada disso combate o problema em si, que é a proliferação de bactérias. Aliviar os sintomas pode ser útil para tornar o dia a dia mais suportável enquanto você trata a infecção, mas ainda assim é preciso seguir o que a prescrição médica.
Alguma receita caseira ajuda a prevenir infecções urinárias?
Seja pelas propriedades diuréticas ou por outras substâncias que teriam uma ação antimicrobiana, alguns produtos consagrados em receitas caseiras são estudados por seu potencial na prevenção às infecções. O mais famoso é o suco de cranberry (frutinha também chamada de arando ou oxicoco), uma dica popular em países como os Estados Unidos.
Algumas pesquisas sugerem que o cranberry poderia reduzir a chance de desenvolver infecções, embora o mecanismo pelo qual isso ocorre não seja totalmente claro. Hoje, a teoria mais prevalente é que uma substância encontrada na fruta, chamada proantocianidina, dificultaria que as bactérias causadoras das infecções aderissem às paredes do trato urinário, facilitando sua eliminação com o xixi.
No entanto, as evidências dessa prevenção não são robustas: alguns estudos apontaram um efeito positivo, enquanto outros não conseguiram detectar vantagens. Além disso, vale reforçar: mesmo que uma receita caseira possa ajudar a reduzir a chance de desenvolver uma infecção urinária, os estudos não dizem que elas ajudam a tratar o problema depois que ele já se instalou.
Compartilhe essa matéria via: