São Paulo receberá na noite desta sexta-feira (6) um partida da liga nacional de futebol americano dos Estados Unidos (NFL, na sigla em inglês). É a primeira vez que um jogo do campeonato será disputado no país.
Crescendo em popularidade entre os brasileiros — os 45 mil ingressos disponíveis se esgotaram rapidamente — o futebol americano é conhecido por sua alta intensidade e momentos de contato físico. E tem lesões diferentes das que costumamos a ver no futebol tradicional.
É esse o foco do vídeo abaixo, gravado pelo traumatologista Moisés Cohen, diretor do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte, que será responsável pela ortopedia durante a partida. O atendimento médico como um todo ficará a cargo do Hospital Albert Einstein.
A principal preocupação, explica Cohen, é a concussão, decorrente de traumas na cabeça, que afeta o cérebro e pode exigir afastamento do atleta. A segunda são as lesões no joelho, frequentemente acionados nos movimentos de avanço e embate típicos da modalidade.
Por fim, o médico fala dos problemas no ombro que ocorrem por conta da força exigida para o lançamento da bola.
Assista abaixo:
(Este texto foi produzido em uma parceria exclusiva entre VEJA SAÚDE e Brazil Health)
Compartilhe essa matéria via: