Reconhecer profissionais e instituições que promovam avanços científicos e ganhos à saúde brasileira. Eis a razão de existir do Prêmio VEJA SAÚDE & Oncoclínicas de Inovação Médica, que se consolida como uma das principais iniciativas do segmento.
Na edição deste ano, a distinção é ampliada com duas categorias extras. Além dos melhores trabalhos em Prevenção e Promoção à Saúde, Tecnologias Diagnósticas, Medicina de Precisão e Genômica, Terapias e Tratamentos Inovadores, Medicina Social e Engajamento e Empoderamento do Paciente, agora haverá láureas nos campos de Telemedicina e Plataformas Digitais e Inteligência Artificial na Transformação da Saúde.
Dessa forma, todas as áreas de evolução tecnológica passam a ser contempladas, somando-se ao painel de progressos acadêmicos, clínicos e assistenciais que mobiliza a premiação.
Projetos que já apresentem resultados podem ser submetidos ao comitê organizador até 17/06. Após a análise de um júri com grandes nomes da medicina, os vencedores serão anunciados em setembro.
Saiba mais no site oficial do prêmio.
+ Leia também: Descoberta traz esperança contra o câncer de pâncreas
Em busca dos oito troféus
Categorias cobrem projetos acadêmicos, clínicos, educativos e assistenciais
Prevenção e Promoção à Saúde
Contempla estudos e campanhas voltadas à prevenção primária ou à redução do risco de patologias e suas complicações.
Medicina de Precisão e Genômica
Destinada a pesquisas que, por meio do conhecimento e de ferramentas da genética e biologia molecular, visam mudar a realidade clínica.
Tecnologias Diagnósticas
Categoria dirigida a avanços em exames laboratoriais e de imagem, bem como soluções para aprimorar a detecção de doenças.
Terapias e Tratamentos Inovadores
Inclui o desenvolvimento de estudos, intervenções e métodos que favoreçam o controle ou a cura de patologias.
+ Leia também: Vacina para dependência contra o crack
Medicina Social
Prestigia iniciativas que promovam o acesso dos brasileiros a melhores cuidados com a saúde, contribuindo para o bem-estar coletivo.
Engajamento e Empoderamento do Paciente
O foco aqui são trabalhos que possibilitam ao paciente tornar-se mais ativo e protagonista da saúde.
Telemedicina e Plataformas Digitais
A nova categoria abrange propostas de assistência médica a distância e melhor gerenciamento de clínicas e hospitais.
IA na Transformação da Saúde
Voltada a projetos que utilizam a inteligência artificial como motor de uma medicina mais qualificada, assertiva e resolutiva.
+ Leia também: Uma cabine high-tech que investiga o câncer de pele
Visão dos bastidores
Especialistas que participam do prêmio compartilham suas impressões
“O prêmio ressalta nossa missão de fortalecer a inovação e a excelência, garantindo que os esforços de pesquisadores do Brasil sejam reconhecidos e impactem a vida das pessoas.”
Bruno Ferrari, oncologista, jurado e CEO da Oncoclínicas
“Essa iniciativa tem o poder de fazer a ciência brasileira transbordar os muros das universidades, empresas e centros de pesquisa. Mostra que podemos fazer a diferença.”
Carlos Couri, endocrinologista, pesquisador e jurado
“É importante ter um prêmio que, além do valor científico, reverencia quem trabalha para melhorar a assistência ao brasileiro, estimulando a universalização da saúde.”
Jussara Otaviano, enfermeira, professora e jurada
“A visibilidade gerada pela premiação inspira parcerias entre diferentes organizações e setores, promovendo um ambiente colaborativo e a democratização da saúde.”
Carlos Gil Ferreira, oncologista e diretor científico da Oncoclínicas
Compartilhe essa matéria via: