A menopausa é uma etapa inevitável da vida das mulheres, e ela pode ser bem incômoda. Felizmente, hoje se fala bem mais sobre o assunto, e a ciência busca respostas mais eficientes para lidar com seus sintomas.
Os fogachos, aquelas ondas de calor que aparecem principalmente à noite, são a queixa mais conhecida, mas estão longe de ser a única. É muito comum que as mulheres experimentem cansaço, falta de energia, dificuldade para dormir, irritabilidade, entre outros fardos que atrapalham o dia a dia.
O desbalanço nos hormônios, em especial a queda do estrogênio, ainda abre caminho para um maior risco de doenças cardiovasculares e osteoporose, e mesmo para questões psicológicas como a falta de libido e sintomas de depressão.
+Leia também: A promessa de um novo remédio para fogachos
Estima-se que, no Brasil, cerca de 29 milhões de mulheres estejam passando pela menopausa. E, apesar dos avanços, muitas ainda sofrem sozinhas. Tanto que só metade realiza algum tratamento para lidar com ela. Isso só reforça a necessidade de falar mais sobre o tema.
Pensando nisso, VEJA SAÚDE e CLAUDIA se uniram com a farmacêutica Bayer para criar um panorama sobre a menopausa no Brasil. A pesquisa A Vida Não Pausa visa conscientizar a população sobre o impacto deste período não só para quem o enfrenta, mas para toda a sociedade.
O passo mais importante é ouvir o que as mulheres têm a dizer sobre o assunto. Participe e conte quais são os principais desafios enfrentados nesta fase. Para acessar o questionário, clique aqui. Leva apenas alguns minutos. Contamos com você!
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.
Compartilhe essa matéria via: