A fibromialgia, uma doença crônica que causa dor no corpo todo, continua a desafiar a ciência. Suas causas exatas são desconhecidas, embora se acredite que haja um componente genético. E o tratamento varia conforme o que funciona melhor para cada pessoa.
De diagnóstico complicado, a fibromialgia costuma exigir a eliminação de outras suspeitas com manifestações parecidas, já que não há um teste específico para identificar essa condição que — estima-se — afeta até 3% da população.
Conheça mais sobre os sintomas associados à fibromialgia.
+Leia também: Fibromialgia: o que é, sintomas, diagnósticos e tratamentos
Dor crônica no corpo todo
Por definição, a fibromialgia é uma condição crônica que provoca dores no corpo inteiro. No entanto, a intensidade e os locais mais afetados pela dor podem variar periodicamente, o que aumenta a incerteza sobre o diagnóstico em um primeiro momento.
Fadiga e problemas para dormir
Pessoas com fibromialgia também costumam sofrer com insônia, tendo dificuldades para pegar no sono ou permanecer adormecidas. Com isso, o sono deixa de ser reparador, podendo levar a quadros de fadiga persistente.
Alterações no xixi e no cocô
É comum que pacientes com fibromialgia desenvolvam a síndrome do intestino irritável, com sintomas associados como inchaço, dor no estômago e diarreia. Em algumas pessoas, porém, pode acontecer o contrário, com quadros recorrentes de prisão de ventre. Também há alterações na micção, com uma vontade mais frequente de urinar.
Problemas de concentração e memória
Associada à fadiga provocada pela fibromialgia, é comum ocorrer a chamada “fibro fog”, ou névoa cerebral ocasionada pela fibromialgia. Nessa situação, a pessoa pode ter dificuldades para se concentrar em atividades cotidianas e também apresentar problemas para lembrar de fatos ou nomes, por exemplo.
Hipersensibilidade a mudanças de temperatura
A hipersensibilidade não causa apenas uma percepção maior de dor: pacientes com fibromialgia também sofrem mais com alterações no termômetro, em especial quando sentem frio.
+Leia também: Amplitude térmica: mudança brusca de temperatura faz mal à saúde
O que fazer caso tenha esses sintomas?
Busque sempre orientação médica caso você conviva com dores crônicas ou sinta os sintomas descritos acima.
Nem sempre será um caso de fibromialgia, mas o profissional de saúde é quem poderá fazer os testes e exames necessários para investigar as possibilidades em jogo.
A especialidade médica indicada para lidar com quadros de fibromialgia é o reumatologista, mas é comum que muitos pacientes antes procurem um clínico geral, ortopedista ou neurologista em função da dúvida quanto ao motivo dos sintomas.
Compartilhe essa matéria via: