A sarcopenia é caracterizada pela perda de força, massa ou da função muscular. Com o envelhecimento da população, ela está se tornando mais comum, exigindo mais atenção da sociedade para seus sintomas e tratamento.
Os músculos funcionam como um arcabouço que sustenta o esqueleto. Quando eles estão prejudicados, a saúde óssea também fica em perigo. Portanto, a condição abre caminho para doenças como a osteoporose e causa diversos impactos no dia a dia.
Na prática, além da fraqueza para realizar atividades simples, a condição pode se manifestar por meio de cansaço, falta de ânimo e perda de peso.
E não são só os idosos que sofrem com ela. Pessoas mais jovens podem ter o problema, em especial as que passam por doenças que exigem longo tempo acamado, mas ele também surge devido a fatores ligados ao estilo de vida.
Para discutir esse assunto, a médica Ana Beatriz Di Tommaso é a convidada deste episódio do podcast Olhar da Saúde. Ela explica, por exemplo, que a condição pode levar inclusive a uma dificuldade de digerir os alimentos, o que não é muito conhecido, e de socializar. Ficar atento aos sinais do corpo é fundamental para identificar e intervir na perda da massa muscular.
+ Leia também: Sarcopenia: tratamento e prevenção garantem melhor qualidade de vida
A médica também discorre sobre como é feito o diagnóstico e o tratamento da sarcopenia. Ana é geriatra e membro da Comissão Permanente de Cuidados Paliativos da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).
Clique aqui para assistir ao episódio. Ou, se preferir, escute diretamente no Spotify:
O podcast Olhar da Saúde é apresentado pelo repórter Lucas Rocha.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.
Compartilhe essa matéria via: