A sinusite acontece quando a região dos seios da face, ou seios nasais, fica inflamada. Em geral, o quadro está associado a infecções respiratórias que não foram tratadas corretamente, e algumas pessoas têm mais propensão a desenvolvê-lo do que outras.
A sinusite pode ser aguda ou crônica, e ser ocasionada por patógenos (vírus e bactérias) ou como consequência de alergias respiratórias.
Embora costume se desenvolver rapidamente, em algumas situações é possível prevenir seu aparecimento realizando lavagens nasais que reduzem o acúmulo de muco.
Mesmo assim, pode ser difícil evitá-la. Por isso, é bom aprender a identificar quando um quadro de sinusite está se desenvolvendo, diferenciando-o de infecções respiratórias comuns que não evoluíram dessa forma. Os sintomas costumam ser inespecíficos, então uma dica é observar se aparecem em conjunto, o que aumenta a probabilidade de ser um episódio de sinusite.
+Leia também: Sinusite: o que é, causas, sintomas e tratamentos
Se as queixas forem recorrentes ou prolongadas, procure um médico para avaliar a melhor maneira de lidar com o caso.
1. Congestão nasal
Um dos sintomas mais clássicos da sinusite é o nariz entupido, que prejudica a respiração. Isoladamente, ele pode ser confundido com uma infecção respiratória simples, mas quando aparece combinado a outros sinais típicos passa a ser indício de um problema envolvendo os seios da face.
2. Secreção nasal
A congestão ocorre porque há um acúmulo de secreção, que pode ou não escorrer pelo nariz. É comum que a coriza se apresente com cores esverdeadas ou amareladas.
3. Redução do olfato
Em função do nariz entupido, também é recorrente a incapacidade de sentir cheiros enquanto o quadro de sinusite persistir.
+Leia também: Como o coronavírus provoca a perda de olfato
4. Dor de cabeça
O incômodo pode aparecer esporadicamente ou persistir de forma crônica até a cura da sinusite. A dor ataca diferentes partes da cabeça, estando relacionada tanto ao acúmulo de fluidos nos seios nasais quanto à febre.
5. Sensação de pressão no rosto
Em função do acúmulo de secreções nos seios da face, essa parte do rosto pode apresentar inchaços que, em geral, são percebidos com uma sensação de pressão na área afetada.
6. Dor de ouvido
A pressão que afeta o rosto também acaba repercutindo em outras estruturas presentes na cabeça. Um dos impactos comuns é que os ouvidos também se tornem uma fonte de dor ao longo de um quadro de sinusite.
+Leia também: Dor de ouvido em criança: quando se preocupar?
7. Tosse com catarro
A tosse é frequente em pacientes com sinusite, tendo a característica de piorar no período da noite. As secreções acumuladas também se manifestam aqui: quando não são eliminadas pelo nariz, podem acabar marcando presença no catarro, gerando a chamada “tosse produtiva” (o oposto da tosse seca).
Casos de sinusite quase sempre são acompanhados de uma infecção, o que costuma gerar uma resposta do sistema imunológico que é percebida pelo aparecimento de um quadro febril.
9. Dores musculares
Embora não haja um impacto direto do quadro de sinusite sobre os músculos, alguns pacientes relatam dores pelo corpo, que normalmente estão relacionadas à tensão associada a outros sintomas – como tosse e congestão – sobretudo na área do pescoço e ombros.
10. Fadiga
Os diferentes impactos da doença são sentidos cotidianamente através de um cansaço persistente, que pode provocar letargia e causar sono constante até a cura.
Compartilhe essa matéria via: