Saúde na veia Blog Zinco: 8 alimentos ricos no elemento fundame…

Zinco: 8 alimentos ricos no elemento fundame…

Zinco: 8 alimentos ricos no elemento fundame… post thumbnail image

Presente na produção de mais de 200 enzimas, o zinco é essencial para o bom funcionamento de diversas partes do organismo humano.

O mineral tem um papel importante desde o DNA até algumas contribuições no desenvolvimento cognitivo.

Quais são os benefícios do zinco para o organismo?

Além de contribuir na formação do DNA e RNA das nossas células, um dos aspectos mais importantes da presença do zinco está no sistema imunológico. O mineral auxilia no processo de amadurecimento dos linfócitos, células responsáveis por combater os agentes nocivos ao nosso corpo, como vírus e bactérias.

Ele também age no processo de cicatrização, já que faz parte da síntese do colágeno. O mineral é um importante regulador da tireoide e, por consequência, ajuda a regular níveis de hormônios como a insulina e a testosterona. E atua na proliferação das fibras musculares, o que tende a aumentar a força e resistência.

O mineral ainda participa na síntese do GH (hormônio do crescimento), fazendo com que seja essencial durante a infância, adolescência e gravidez, já que a deficiência de zinco na gestação pode desencadear abortos ou atraso no desenvolvimento intrauterino.

Continua após a publicidade

Quais alimentos são ricos em zinco?

O zinco precisa ser obtido através da alimentação. A indicação pode variar conforme a idade, o sexo e outras características individuais, mas em geral pessoas adultas devem ingerir cerca de 10 a 13 mg por dia.

A forma mais eficiente para ingerir o mineral é pelo consumo de carnes, mas ele está presente em diversos grupos alimentares. Confira:

Ostras

Ostras costumam ser usadas também para fabricar suplementos de cálcio e vitamina D (Freepik/Freepik)

Uma das melhores fontes de zinco disponível na natureza, esse fruto do mar também conta com um volume de proteínas de alta qualidade, ácidos graxos, magnésio, ferro, selênio e vitaminas do complexo B, D e C.

Continua após a publicidade

Carne vermelha

carne-vermelha
Carne vermelha, com moderação, pode ser aliada da saúde (DC Studio/Freepik)

Além da presença de ferro e proteínas, a carne bovina também é uma fonte de zinco. Se o foco for a absorção de zinco, recomenda-se o consumo dos miúdos (rins, fígado e moela).

Caranguejo

caranguejo-ao-vapor-zinco
Caranguejo é boa opção para obter zinco e triptofano (xb100/Freepik)

Além do zinco, o crustáceo compartilha a maior parte dos nutrientes com as ostras, mas tem um diferencial importante: o triptofano, um composto importante na síntese da serotonina.

Continua após a publicidade

Farelo/Gérmen de trigo

trigo
Farelo do trigo é boa opção nutricional (wirestock/Freepik)

Considerada a parte mais nutritiva do grão de trigo, também é uma excelente fonte de fibras, magnésio e vitamina E.

Espinafre

espinafre cru
Espinafre reúne compostos que dão energia para os músculos e afastam o marasmo. (Foto: Veja Saúde/SAÚDE é Vital)

O desenho do marinheiro musculoso não estava errado: o espinafre é um alimento rico em zinco e ferro, com potencial antioxidante, sendo um complemento importante nas dietas que miram no ganho muscular.

Continua após a publicidade

Feijão

feijão
Consumo de feijão tem caído entre os brasileiros. (Foto: Alex Silva/A2 Estúdio)

A presença de fibras faz com que ele contribua para a redução da velocidade de absorção de uma refeição. Por ter uma presença significativa de zinco, acaba também auxiliando na regulação de alguns hormônios.

Grão-de-bico

grao-de-bico-zinco
Popular em receitas vegetarianas e veganas, grão-de-bico é cheio de vantagens nutricionais (wirestock/Freepik)

O queridinho das dietas vegetarianas e veganas também conta com uma quantidade de zinco na composição. O grão-de-bico é um alimento extremamente nutritivo, contando como uma boa fonte de carboidratos, potássio, cálcio e ferro.

Continua após a publicidade

Amêndoas

amendoas-potassio
Amêndoas são saudáveis, mas é preciso cuidar para não consumir em excesso. Afinal, elas também são gordurosas (ArthurHidden/Freepik)

Ricas em gorduras saudáveis, vitamina E, magnésio, potássio e, claro, zinco. Assim como o grão-de-bico, é uma opção extremamente versátil para ser incluída na alimentação.

Compartilhe essa matéria via:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Post